Rua Sacadura Cabral, 369 - Rio de Janeiro-RJ 21 97004-3171 21 98560-8500

Iluminação de elevadores e sistemas Elevadores Salta

Gostou? compartilhe!

Iluminação de elevadores e sistemas

Estar atento à iluminação das cabines, locais de acesso e sistemas de funcionamento (como a casa de máquinas e luz de fundo de poço) é de importância crucial para que os elevadores do seu condomínio estejam em dia com a segurança de usuários e a lei!

 

Confira alguns locais em que a iluminação é obrigatória:

Iluminação de emergência das cabinas: é fundamental em caso de falta de luz. Além disso, possui acoplada uma sirene que permite que, quando acionada, um aviso seja emitido à portaria, solicitando a assistência.

 

Iluminação da caixa de inspeção (comando sobe/desce): Localizada no topo da cabina do elevador, é necessária para que o reparo possa ser feito minuciosamente e, principalmente, em caso de falta de energia.

 

Iluminação de guarda-corpo: o guarda-corpo fica externamente, acima da cabine e a iluminação desse local facilita consertos e contribui para a segurança de funcionários.

 

Iluminação de fundo de poço: fundamental para a segurança de funcionários e usuários.

 

Iluminação de caixa de corrida/passadiço: instalada ao longo do poço vertical ascendente por onde transita o elevador, garante o bom conserto e a manutenção dos sistemas, além de garantir a segurança de funcionários.

 

Iluminação da escada que dá acesso ao fundo de poço: oferece ainda mais segurança aos técnicos e funcionários que precisam reparar os elevadores ou dar conta da manutenção periódica.

 

Iluminação da casa de máquinas: garante o bom reparo, manutenção e segurança de funcionários (lembrando que somente pessoas habilitadas, da empresa de manutenção de elevadores, devem ter acesso a este espaço).

 

Iluminação de corredores e entrada dos prédios: As luzes de entradas de portaria e corredores que dão acesso aos elevadores também precisam ser checadas constantemente. O condomínio também deve se preocupar em elaborar projetos originais ou de ajustes que levem em conta se a iluminação desses espaços é adequada, ou seja, supre verdadeiramente a função de deixar o local com bastante visibilidade. Principalmente porque outra lei precisa ser cumprida, a de que os avisos externos aos elevadores de alerta a respeito do cuidado com a verificação da cabina no respectivo andar seja facilmente visualizado pelos usuários. Leia mais sobre esta lei aqui.

 

Alerta sobre reformas e alterações na iluminação das cabinas

Se você está pensando em reformas para melhorar a iluminação das cabinas, fique bem atento, apenas consultar um arquiteto não basta. Nenhuma interferência deve ser feita dentro desses espaços antes da consulta a um profissional especialista em elevadores. Qualquer alteração interna das cabines pode acarretar em desnível de elevadores e pôr em risco a segurança do seu prédio. Seja consciente. Neste post, você encontra mais informações a respeito.

 

Consulte a empresa que realiza a manutenção dos seus elevadores para se informar sobre a norma que se adequa ao tipo de elevador do seu condomínio e sobre a iluminação adequada para cada espaço. Em caso de dúvidas, chame a Elevadores Salta. Nós podemos te ajudar.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Elevadores Salta Whatsapp Elevadores Salta