Rua Sacadura Cabral, 369 - Rio de Janeiro-RJ 21 97004-3171 21 98560-8500

Por que a norma NBR 15597:2008 é tão importante para a sua segurança? Elevadores Salta

Gostou? compartilhe!

Por que a norma NBR 15597:2008 é tão importante para a sua segurança? 

A Norma Brasileira nº 15597, de 2008, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) rege os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores e os requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas.

Basicamente, ela estabelece regras nacionais de segurança para elevadores e prevê os itens relacionados à segurança de quem fará a manutenção nos equipamentos, bem como de seus usuários.

Segundo texto da própria NBR: “mais de 300 mil elevadores estão em operação hoje no Brasil e mais dos 80% foram construídos e instalados com base nas ABNT NB 30 e ABNT NBR 7192”, canceladas e substituídas pela ABNT NBR NM 207 em 2008.

Ainda no texto original da NBR 15597, outros aspectos importantes previstos por ela:

Os elevadores existentes foram instalados com o nível de segurança apropriado ao seu tempo. Este nível é mais baixo que o nível atual mais avançado para a segurança.

Novas tecnologias e expectativas sociais levaram ao nível atual mais avançado para a segurança e isto levou à situação hoje de diferentes níveis de segurança por todo o Brasil, causando acidentes. O objetivo desta Norma é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros, com vista a proteger as pessoas e objetos contra riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e emergência de elevadores.

Além disso, há uma tendência crescente das pessoas viverem mais e das pessoas com dificuldades de locomoção esperarem acessos e facilidades para todos. Portanto, é muito interessante fornecer um meio de transporte vertical para pessoas com mobilidade reduzida para que possam locomover-se sem auxílio de terceiros.

O fato de o ciclo de vida de um elevador ser mais longo do que a maioria dos outros sistemas de transporte e equipamento predial significa, portanto, que o projeto do elevador, o desempenho e a segurança podem ficar defasados em relação às tecnologias modernas. Se os elevadores existentes não forem atualizados para a segurança mais avançada de hoje, o número de danos físicos aumentará (especialmente em prédios que podem ser acessados pelo público em geral).

A norma pode ser usada como orientação, (não sendo obrigatório o seu cumprimento a menos que haja a determinação das autoridades competentes) para que:

 

  • As empresas de manutenção e/ou organismos de inspeção informem aos proprietários sobre os níveis de segurança de suas instalações.

  • Os proprietários atualizem os elevadores de forma voluntária de acordo com a alínea C, caso não existam regulamentos.

 

Destacamos também mais um ponto fundamental incluído na norma, os “Requisitos de Acessibilidade” (item 5 da NBR 15597):

  • Exatidão de nivelamento e parada

 

De especial importância, a precisão de parada e nivelamento deve estar de acordo com:

  • – A exatidão de parada do elevador, que deve ser de +/- 10 mm;
  • – A exatidão de nivelamento de +/- 15 mm, que deve ser mantida.

 

Nota – É recomendável aplicar os critérios acima a todos os elevadores.

 

Objetivo Nº 1: Todo elevador que recebeu piso de granito, se não se subiu de posição a soleira e a porta da cabina, não tem a possibilidade de atender este item da norma, pois a soleira estará sempre mais baixa do que o piso.

Objetivo Nº 2: Fazer com que os seus elevadores obedeçam à norma 15597 na íntegra, mas aos poucos.

Em caso de dúvidas sobre esta norma e segurança do seu elevador, entre em contato conosco.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Elevadores Salta Whatsapp Elevadores Salta