Casa de máquinas: cuidados e exigências
Compartimento destinado ao armazenamento de aparelhos e mecanismos indispensáveis para o bom funcionamento dos elevadores, a casa de máquinas exige atenção redobrada. Pode parecer absurdo, mas, em alguns casos, ela é utilizada inadequadamente, tendo outras serventias que não apenas a que se destina: abrigar as máquinas que fazem o elevador funcionar.
Em primeiro lugar: é proibida a utilização do local como depósito para materiais diversos. Além disso, somente pessoas autorizadas podem ter acesso à casa de máquinas: pessoal responsável pela manutenção, inspeção e resgate de passageiros. Funcionários do prédio que precisem transitar pelo espaço só o farão sob orientação da prestadora de serviços de manutenção de elevadores do prédio.
O ambiente deve receber ventilação natural ou mecânica. É indicado que esse cuidado seja ainda maior nos estados onde, no verão, as temperaturas são muito elevadas. O ideal é que o condomínio avalie e faça a instalação de ar condicionado nesses locais. Desse modo, não há perigo.
A iluminação da casa das máquinas também é um item importantíssimo! É preciso que ela tenha fonte independente das máquinas e dos outros equipamentos. Consulte o técnico responsável pelo seu condomínio para mais detalhes sobre a iluminação do compartimento.
Ainda, o local precisa ser aterrado. Isso evita que, em temporais acompanhados por raios, o sistema de comandos dos elevadores e outros equipamentos queimem, o que pode deixar o condomínio sem elevador por dias. O serviço é de baixo custo e de grande benefício.
Por último, mas não menos importante: equipe a casa de máquinas com extintores de CO2 prontos e vistoriados para uso em possíveis eventualidades.
Gostou? compartilhe!