Salta esclarece aos pouquinhos: ABNT NM 207
Tema de hoje: troca de piso de elevadores
Neste post, falaremos de mais um tópico da ABNT NM 207, que, em 2008, substituiu a norma ABNT NBR 7192, antes precedida pela NB 30.
Você já trocou os pisos dos seus elevadores?
Se a resposta for positiva, precisa ficar atento aos “requisitos de acessibilidade” e sobre a exatidão de nivelamento e parada, descritos item 5.2 da NM 2017, que alerta sobre as especificações para nivelamento entre porta da cabina e soleira da porta:
- a exatidão de parada do elevador, que deve ser de +/- 10mm;
- a exatidão de nivelamento de +/- 15mm que deve ser mantida.*
*REFERÊNCIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT – NBR 15597:2008 e NBR NM 207
Ao substituir pisos antigos é necessário contar com a orientação da empresa responsável pelos seus elevadores (aliás, em caso de qualquer alteração estrutural, mesmo que seja a colocação de um espelho na cabina). Isso porque, duas situações podem acontecer por conta da troca dos pisos sem orientação:
- Acréscimo de peso, que deve ser compensado por meio de ajuste de máquinas. Caso isso não seja feito, o funcionamento dos elevadores pode ser comprometido e a conta de energia pode ficar mais cara, devido a não regulagem.
- Um ligeiro degrau entre o piso exterior e a cabina pode surgir, o que representa risco aos passageiros. É preciso fazer a regulagem, levando em conta o peso do novo piso.
Somente especialistas podem orientar arquitetos e demais envolvidos nas obras de reforma sobre esses aspectos. Agora que você já sabe, não arrisque os seus elevadores!
Até mais!
Ilídio Lopes Gomes Sequeira
Engenheiro e Diretor da Elevadores Salta.
Gostou? compartilhe!