Rua Sacadura Cabral, 369 - Rio de Janeiro-RJ 21 97004-3171 21 98560-8500

Freio para cabos de tração - 02 Elevadores Salta

Gostou? compartilhe!

Freio para cabos de tração

Sistema simples já é utilizado em outros países, previne muitos acidentes, mas sequer é citado nas normas do Brasil e Mercosul

 

Um grande número de acidentes acontece devido a falhas técnicas do sistema da máquina de tração ou do controle sobre o qual depende a movimentação segura do elevador. Esses defeitos fazem com que as portas da cabina fiquem abertas, enquanto o elevador “despenca para cima”. Aliás, esses acidentes acontecem muito mais do que se imagina ou se tem ciência. E você logo vai saber por que e como é possível evitá-los.

 

Alguns fenômenos da engenharia mecânica também podem levar elevadores a disparar em direção à parte superior do vão. Esses fenômenos são prevenidos com a manutenção regular de elevadores. Porém, como todo sistema de máquinas, os elevadores estão suscetíveis a defeitos inesperados. E, para esses casos, é melhor estar ainda mais prevenido.


Nos EUA, Canadá e em toda a Europa, pelas normas EN 81-1: 1998 para a Europa, e ASME A 17 – 1 – 2013 para os EUA e Canadá, a instalação de um dispositivo que evita esses movimentos é obrigatória. No Brasil este dispositivo sequer é referido nas normas.

 

As normas nos EUA, Canadá e Europa para implementação desses freios para cabos de tração determinam que todos os elevadores devem ser equipados com esses sistemas, de modo a interromper o movimento não intencional do carro longe do patamar de nivelamento e sem a porta do pavimento e da cabina estarem fechadas e trancadas.

 

No Brasil, a inclusão dessa obrigatoriedade em nossas normas, que é a mesma para todos os países do Mercosul, seria mais uma forma de prevenir acidentes, evitar desgraças e salvar vidas. Isso mesmo, salvar vidas! E, por isso, chamo a todos, parceiros, empresas, usuário de elevadores a ajudarem a Elevadores Salta disseminando esta necessidade. Vamos falar mais sobre esse assunto e influenciar as nossas autoridades para uma questão que pode trazer ainda mais segurança a todos.

 

De nossa parte, temos conversado com especialistas nesses sistemas, levado a questão a congressos internacionais e, ainda, pensado em soluções que atendam ás nossas necessidades. Estamos, também, nos articulando e conversando com órgãos públicos. Mas você também é importante nessa empreitada. Converse com seus parceiros, com as administradoras do seu condomínio. Vamos ficar cientes e deixar os outros cientes. A mudança começa agora e em nós.

 

Contamos com você.

 

Até a próxima!Ilídio Lopes Gomes Sequeira
Engenheiro e Diretor da Elevadores Salta.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Elevadores Salta Whatsapp Elevadores Salta